Dicas

Algumas especialidades


• Picanha
A picanha deve sempre ter uma camada de gordura, mesmo que fina para que fique mais macia. Se não quiser comer a gordura retire-a depois da picanha assada.Se for picanha maturada a carne é mais macia, mas o gosto fica mais forte.

• Tempero para picanha, contra-filé ou alcatra
Prepare uma solução de sal grosso e água (salmoura). Coloque meio litro de água (mais ou menos) em uma bacia pequena, e vá colocando sal grosso e esfregando o sal com a mão até perceber que o sal parou de derreter (saturou). Passe as postas de carne nesta solução, de um lado, do outro e por último aperte a gordura até agarrar uns pedacinhos do sal que fica no fundo. Tire o excesso do sal com as mãos (o da gordura, não) e coloque a carne para assar.
Quando começar a assar vai dar uma camada branquinha, bata o espeto suavemente na churrasqueira para tirar o excesso deste sal. Esta camada aparece mais de uma vez.

• Cebola assada na churrasqueira
Selecione cebolas pequenas e espete-as de forma que não caiam. Asse-as até a casca tostar. Retire, descasque e regue-as com azeite. Polvilhe sal e orégano a gosto.

• Abacaxi assado na churrasqueira
Fatie um abacaxi em rodelas ou cubos da mesma espessura das postas de carne de porco. Passe açúcar refinado nas bordas dos pedaços da fruta e espete alternando uma fatia de abacaxi para uma posta de carne de porco.

* Experimente também espetar tomates-cereja, regá-los com azeite e assar bem próximo à brasa. O preparo é rápido, portanto cuidado para não estragá-los. Muita atenção também para não deixar que os tomates caiam.